Federação portuguesa de remo

More Than Bits & Bytes
blogue

Resultados 3ª Etapa Circuito Nacional Esperanças 2006

Fevereiro 28, 2017
Etapa Circuito Nacional Esperanças 2006
Etapa Circuito Nacional Esperanças 2006

A Praia Nova, na Costa de Caparica, recebeu no passado fim-de-semana, dias 6 e 7 de Maio, a 3ª etapa do Sumol Circuito Nacional de Bodyboard Esperanças 2006.
Ao contrário do que aconteceu nas duas primeiras etapas, na Figueira da Foz e em Sesimbra, respectivamente, as ondas marcaram bem a sua presença nesta prova, atingindo o 1.5m nos sets maiores, com boas condições da parte da manhã, embora com um pouco de vento da parte da tarde. O sol e o público também foram uma constante durante todo o fim-de-semana, o que contribuiu para o bom ambiente da prova.

Na categoria Sub-12, Bernardo Esparteiro (CRC Quinta dos Lombos) dominou as operações do princípio ao fim, acabando como um justo vencedor. O atleta local Francisco Bessone (AB Caparica) lutou até ao fim, mas infelizmente não conseguiu melhor que a segunda posição. Na 3ª e 4ª posição ficaram Luri Santos (ABSC Sintra) e João Santos (CDA Nazaré), respectivamente.

Nos Sub-14, a primeira fase ficou marcada pelas boas performances dos atletas do CDA Nazaré Dino Carmo, António Cardoso e Bruno Neves. Nas meias-finais Dino Carmo voltou a apresentar-se em bom nível, enquanto Salvador Silva (NB Cascais) também mostrou bons pormenores. Na final, José Sentieiro (CRC Quinta dos Lombos), até então com um desempenho q.b., saiu da casca e apresentou um nível de Bodyboard que os outros atletas simplesmente não conseguiram igualar. Dino Carmo, que até então estava a ser o melhor atleta em prova teve assim de se contentar com a segunda posição. Salvador Silva e Bruno Neves estiveram algo arredados desta luta, acabando na 3ª e 4ª posições respectivamente.

Na categoria Sub-16 e na primeira fase, Tiago Silva (CN Povoense), Joel Ferreira (CN Povoense) e Carlos Jorge (SC Sesimbra) foram os destaques, devido ao Bodyboard cheio de atitude que apresentaram. Na segunda fase (quartos de final), Tiago Silva foi o único a manter o nível no excelente, embora António Cruz (CN Povoense), Carlos Jorge e Henrique Morato (ABSC Sintra) também tenham vencido as respectivas baterias. Nas meias finais, António Cruz e Luis Coelho (CDA Nazaré) foram os melhores, levando atrás de si para a grande final Carlos Jorge e Tiago Silva. Na final, o Campeão Nacional em título, Carlos Jorge voltou a mostrar os argumentos que o indiciam como um dos melhores da sua geração. Com uma linha de Bodyboard perfeita e manobras cheias de ‘power’, Carlos vence assim a prova, mostrando-se determinado em voltar a levar o título para Sesimbra. António Cruz foi quem deu a melhor réplica, no entanto acabaria na 2ª posição, à frente de Tiago Silva (3º classificado) e Luis Coelho (4º classificado), que não se encontraram com as ondas.

Na categoria Sub-18 Feminino o número de inscritas continua muito interessante. Cerca de 15 meninas compareceram à chamada, e todas mostraram muita atitude na hora de se fazer ao mar. Na primeira fase, as já habituais Marta Fonseca e Marta Fernandes (ambas do CRC Quinta dos Lombos), dominaram os acontecimentos. No entanto é de referir as boas prestações de Mariana Machado (Escola Bico d’Pato) e Carolina Gaspar (CS Porto). Curiosamente estas quatro atletas impuseram-se nas meias-finais, alcançando assim a final. Na final, as Martas não vacilaram e disputaram entre si a luta pela primeira posição. No entanto seria a Marta Fernandes a levar a melhor à sua colega de clube, Marta Fonseca. Mariana Machado e Carolina Gaspar bem tentaram mas ainda não foi desta que apresentaram argumentos para bater as suas adversárias mais experientes. No entanto é bom que as Martas não se desleixem pois a qualquer altura tanto a Mariana como a Carolina (ou qualquer uma das outras atletas em prova) pode surpreender.

Finalmente, a categoria Sub-18, foi marcada pelo altíssimo nível de Bodyboard apresentando por vários dos atletas em prova. Nas primeiras fases não aconteceram surpresas de maior, e o destaque vai para Gonçalo Campos (CRC Quinta dos Lombos), que esteve num patamar superior aos seus adversários. A grande surpresa aconteceu nos quartos de final, com a eliminação de William Lourenço (CDA Nazaré) às mãos de João Torres (NB Cascais) e Mário Afonso (SC Sesimbra), dois atletas que começam a dar cartas no Esperanças; de resto, Gonçalo Campos continuou em destaque, mas desta vez Leandro Ferreira (SC Viana) mostrou um nível muito semelhante. Nas meias-finais Luis Coelho (CDA Nazaré) e Leandro Ferreira (SC Viana) estiveram em grande plano ao vencer as respectivas baterias. Este último ficou mesmo à frente do destaque da prova até então, Gonçalo Campos. Pelo caminho ficavam Francisco Froes (NBS Sporting), Martin Bruschy (NB Cascais), Lúcio Antunes (SC Sesimbra) e Mário Afonso (SC Sesimbra). Na grande final Gonçalo Campos voltou a estar um passo à frente dos seus adversários, vencendo a prova sem margem para dúvidas. Leandro Ferreira, sempre ele, ainda tentou contrariar o seu adversário, apresentando boas manobras, embora tal não tenha sido suficiente para atingir os seus objectivos, acabando assim na segunda posição. Luis Coelho não manteve o desempenho da fase anterior, mas ainda garantiu a 3ª posição. Em 4º lugar ficaria João Torres, que alcança assim um bom resultado nesta etapa do Sumol Bodyboard Esperanças

Deixar uma resposta